Manutenção cabine primária: o que é e como funciona?

We Strive For Alternative Energy

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Serviços

manutenção preventiva em cabine primária

Saiba mais sobre manutenção Cabine Primária e como ela pode te ajudar a otimizar a energia elétrica em sua fabrica ou indústria no texto abaixo.

O que é e como funciona uma cabine primária de média tensão?

É quase impossível vivermos sem ajuda da energia elétrica, não é? Com o passar dos tempos, a energia se tornou um dos meios importantes para sobrevivência. No entanto, é preciso cautela ao lidar com a energia elétrica.

Há alguns meios que podem garantir a segurança dos que necessitam trabalhar com uma grande quantidade de energia, como, por exemplo, a cabine primária, ou cabine primária de média tensão.

Uma subestação pode ser entendida como um conjunto complexo para pessoas que precisam de uma demanda superior a 3 MVA. Somado a isso, a linha de transmissão específica, a tensão é acima de 88kV. A cabine primária é uma subestação, mas apresenta uma estrutura mais simples, tendo, por exemplo, disjuntores e transformadores menores e mais compactos.

O que é Cabine Primária?

A cabine primária, também conhecida como subestação de média tensão, é a responsável pela passagem de energia elétrica. Ela recebe a energia elétrica e a distribui em média tensão.

Seu uso é destinado tanto para o consumidor industrial quanto para comercial ou de condomínios.

Logo, o uso é indicado para qualquer local que precise de uma carga acima de 75Kw. Após a etapa da distribuição, há três tensões comuns que estão disponíveis para uso: 127V, 220V e 380V. Essa disponibilidade pode auxiliar na prevenção de acidentes que são causados por tensões mais elevadas.

A cabine primária é um conjunto de sistemas e componentes que transforma as tensões de transmissões ( 13,8 KV, 25KV e 34,5KV) nas tensões mais comuns de operação de máquinas e equipamentos (127V, 220V, 380V e 440V).

Há uma série de vantagens fornecidas pela cabine primária de média tensão, além de oferecer até 30% de redução de custo na fatura de energia elétrica. São essas algumas das vantagens:

  • Gerenciamento da divisão elétrica em vários setores;
  • Controle da potência de energia da instalação;
  • Distribuição de energia sem bloqueio;
  • Praticidade;
  • Garantia da segurança dos usuários.

É indicado que a cabine primária seja instalada em locais onde o consumo de energia seja alto. Isso, a fim de controlar a, possivelmente excedida, potência fornecida por uma concessionária. Logo, o setor consumidor deve ser ligado ao sistema de distribuição em média ou em alta tensão.

Existem quatro tipos de cabines primárias: simplificada, convencional em alvenaria e blindada. Todas precisam ser instaladas próximas à carga elétrica para que haja uma redução na distância e com isso reduz os custos com cabos elétricos.

Cabine Primária: cuidados e manutenção

As cabines sempre devem permanecer trancadas e sinalizadas em prol da preservação da segurança. Também devem estar com a manutenção em dia e sempre serem operadas apenas por profissionais habilitados e qualificados.

A manutenção preventiva em cabine primária e também a corretiva, deve ser precedida pela solicitação do desligamento programado de média tensão com a concessionária energia elétrica local. Isso é feito para evitar graves danos e acidentes.

Por isso, é indicado agendar as manutenção preventiva para dias em que a circulação de pessoas no ambiente (e, consequentemente, produtividade) seja menor, como domingos ou feriados.

Quais os procedimentos e ensaios elétricos realizados na manutenção da cabine primária?

A manutenção preventiva deve ser realizada anualmente, nela deve-se realizar:

  • Limpeza e reaperto de todos os componentes e equipamentos que compõe a cabine primária;
  • Ajustes nos itens de segurança e bloqueio;
  • Coleta do óleo mineral isolante dos transformadores para análise em laboratório;
  • Testes funcionais em chaves seccionadoras e disjuntores de média tensão;
  • Medição da resistência ôhmica de isolação de todos os componentes internos da cabine primária;
  • Medição da resistência ôhmica dos contatos de disjuntores e chaves seccionadoras;
  • Relação de transformação dos transformadores de potência, corrente e potencial;
  • Entre outras etapas importantes para a segurança dos componentes e dos empregados.

Sabemos bem que a energia elétrica pode ser uma ferramenta perigosa, como falamos no início. Este fato ressalta a importância da manutenção cabine primária e atenção em relação à subestação de média tensão cabine primária em prol de identificar o mais cedo possível pequenas ou grandes anomalias que possam a vir se tornar perigosas para o bem estar geral do sistema elétrico em questão e das pessoas.

Aterramento temporário do circuito de média tensão

Consiste em colocar todos os componentes internos da cabine primária no mesmo potencial a fim de que a diferença de potencial entre fase a terra seja a menor possível. Assim, a opção do aterramento temporário é uma opção para evitar acidentes fatais pois lembre-se que com a energia elétrica não se brinca.

Existem equipamentos específicos que realizam as medições e ensaios elétricos, além daqueles que são profissionais designados para lidar com tal tarefa. O aterramento temporário deve ser analisado e inspecionado durante a manutenção preventiva em cabine primária.

O que tem na cabine primária?

No interior de uma cabine primária é possível encontrar cubículos de entrada, cubículo de medição, cubículo de proteção, cubículo de transformação e os painéis geral de baixa tensão QGBT´S.

No decorrer da manutenção preventiva, é importante verificar todos os componentes que compõem a subestação. Entretanto, há alguns que tem mais importância em relação aos outros.

  • Transformadores de correntes (TC);
  • Transformadores de potencial (TP);
  • Barramentos;
  • Para-raios de linha;
  • Chaves seccionadoras de média tensão;
  • Disjuntores de média alta tensão;
  • Isoladores e chave fusível;
  • Transformadores de potência e o principal os relés de proteção.

Tipos e características

Há algumas diferenças entre as subestações: tamanhos, componentes elétricos, forma de instalação e quantificação de equipamentos. Primeiro, é importante ressaltar que existe a cabine primária e a cabine secundária. A secundária geralmente é a cabine de transformação com um ou mais transformadores e pode estar instaladas em locais  específicos, ao contrário da cabine primária, que geralmente recebe a energia entregue pela concessionaria e tem em seu espaço físico o medidor de consumo da energia elétrica e todo o sistema de proteção do sistema elétrico.

Simplificadas e convencionais

Existem as cabines primárias simplificadas e as convencionais. Os quatro principais tipos são: simplificada em alvenaria ou blindada (até 300kVA), simplificada em estaleiro (poste até 300kVA), convencional em alvenaria e a convencional blindada (cubículos compactos PMT).

As cabines simplificadas são indicadas à clientes que possuem um consumo de energia elétrica menor e também vale ressaltar que a cabine simplificada ocupa um espaço menor em relação a convencional. A cabine simplificada pode ser usada, principalmente, em pequenas indústrias e prédios comerciais, padarias e supermercados.

As cabines primárias convencionais são projetadas para grandes clientes e tem a capacidade de transformação bem maior em relação a cabine primária simplificada,  com a finalidade de fornecer energia abundante em vários setores. A cabine primária blindada convencional é o elemento compacto e blindado com todos os componentes abrigados internamente do PMT – Painel de Média Tensão.

Há, também, a subestação de alta tensão que é muito utilizada em grandes empresas, industrias e usinas que possuem uma grande demanda de energia elétrica para que seus equipamentos de processo fabril sejam atendidos por esse SEP – Sistema Elétrico de Potência.

Caso possua um estabelecimento que necessite ligar uma carga acima de 75KW, como condomínios, indústrias ou até mesmo estabelecimentos comerciais, realize o projeto e execução de sua cabine primária conosco.

A subestação te auxiliará em muitas coisas como a redução em até 30% de suas despesas com energia elétrica, controle da potência de energia elétrica, gerenciamento da divisão elétrica e muitas outras coisas citadas ao longo da matéria, além da otimização da energia elétrica do seu empreendimento.

POR QUE OPTAR EM ESCOLHER A INSP – THERM TRAFO SERVICE ? POR QUE SOMOS ESPECIALISTAS !

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA atua há em diversas regiões em todo Brasil na prestação de serviços de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica dentro do sistema elétrico de potência – SEP.

Referência no mercado como empresa de engenharia elétrica, realiza diversos serviços elétricos fidelizando clientes em todo país de diversos ramos de atividades.

Isso significa que, ao contratar a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, você tem à disposição uma equipe habilitada e capacitada de acordo com as normas vigentes para executar serviços de engenharia elétrica com total responsabilidade.

Serviços de engenharia elétrica e manutenção preventiva em cabine primária de média tensão é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

Inspeção termográfica

Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de proteção e Seletividade

Atendendo diversos clientes em todo território nacional e muitos outros clientes de grande potencial, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo como: São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Indaiatuba, Botucatu, Lençóis Paulista entre outras muitas cidades e estados.

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Tags :

Compartilhe :

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *