TRATAMENTO TERMO VÁCUO.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Outros Serviços

Posts Recentes

Categorias

We Strive For Alternative Energy

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

TRATAMENTO TERMO VÁCUO.

Si tempor vehicula vel phasellus et neque fames tortor magna risus conubia. Consectetur curabitur nostra phasellus proin pede volutpat rutrum dignissim lacus at venenatis. Praesent tristique cubilia fames faucibus penatibus cras dapibus per. Est auctor class eget conubia potenti aliquam porttitor pellentesque. Curae primis cras et molestie at pede. Et sodales donec fusce gravida platea ligula fringilla. Consectetuer diam curabitur aptent viverra nostra fusce. Efficitur convallis primis hendrerit proin lobortis commodo tortor per feugiat accumsan dolor.

Aliquam ullamcorper cras odio ultricies suscipit. Fermentum nullam magnis suscipit venenatis lacinia dolor eu. Dictumst suscipit habitant ut porta dolor. Vel sapien iaculis ad cursus ante nascetur tristique.

O tratamento de óleo mineral isolante através do sistema termo vácuo é um Serviço técnico especializado de engenharia elétrica – eletrotécnica realizado na forma de tratamento termo vácuo ou filtragem de óleo mineral isolante de transformadores de potência e reatores de alta tensão como também transformadores de subestações de média e baixa tensão existentes em cada planta elétrica industrial.

Estes serviços são realizados por meio de máquina termo vácuo com vazão de entrada e saída que varia de acordo com cada volume de óleo do transformador.

O que é o tratamento termo vácuo de óleo mineral isolante?

O tratamento termovácuo ou filtragem de óleo mineral isolante por meio de máquina termovácuo se dá pela passagem deste líquido em um sistema de filtros de fibra de celulose e resina fenólica.

Esse procedimento proporciona um óleo limpo, puro e isento de sólidos. Em seguida, este produto passa por um sistema de aquecimento direto ou indireto com controle automático de temperatura variando entre 50 a 55 graus que serve para quebrar as moléculas do óleo mineral isolante deixando o líquido isolante mais sensível ao procedimento de retirada de umidade e também da desgaseificação do líquido isolante que serve para isolar e refrigerar o transformador.

Após estas duas etapas, o óleo mineral é encaminhado para uma câmara que sob vácuo arrasta os gases dissolvidos, bem como os vapores de água contidos no óleo mineral, para a atmosfera.

O tratamento termo vácuo, então, se dá por: retirada de umidade e desgaseificação do óleo isolante do transformador tratado.

A INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui máquinas termo vácuo especiais que possui vazão de entrada que variam de 4.000L/h, e vazão de saída 3.000L/h, CLP’S Tholz, Bomba de alto vácuo de 150m3 / h, Filtro de Neodímio de 1 1/2″, com 15 imãs de 9.000 Gauss, para a realização dos serviços com total eficiência.

O procedimento mais importante a ser realizado para verificar se o óleo mineral isolante do transformador está em conformidade e precisa passar por tratamento de óleo mineral isolante é a análise físico químico e a análise cromatográfica.

Como é gerado e como o teor de água pode ser prejudicial à vida útil do transformador?

A água pode originar-se da atmosfera ou ser produzida pela deterioração de materiais isolantes. A água pode estar presente no óleo isolante na forma livre ou dissolvida.

O teor de água pode ser detectado por inspeção visual na forma de gotículas ou poder estar emulsionada, quando pode ou não ocasionar turvação do óleo, ou em menor grau, um acréscimo nas perdas dielétricas.

A água em solução (dissolvida) pode ser determinada por meios físicos ou químicos e pode ou não afetar as propriedades elétricas dependendo do estado de deterioração do óleo. Um elevado teor de água acelera a deterioração química do papel isolante e é indicativo de condições de operação indesejáveis, que requerem correções classificadas como não conformidade com caráter de correção emergencial para evitar a queima do transformador.

Entenda por que a baixa rigidez dielétrica do óleo isolante pode ser prejudicial ao transformador

A tensão de ruptura dielétrica ou teste de rigidez dielétrica é um ensaio importante a ser realizado no óleo mineral isolante com a finalidade de aferir a capacidade de isolamento do óleo para determinadas classes de tensões elétricas sem falhar. Um óleo limpo e seco tem uma rigidez dielétrica elevada, por exemplo.

Água livre e partículas sólidas, particularmente estas últimas quando combinadas com altos níveis de água dissolvida, tendem a migrar para regiões de elevado potencial elétrico e reduzem drasticamente a rigidez dielétrica.

A realização do teste da rigidez dielétrica, portanto, serve em primeiro lugar para indicar a presença de contaminantes tais como água e partículas condutoras, que podem estar presentes quando baixos valores são encontrados nos ensaios.

Entretanto valores elevados na rigidez dielétrica não indicam a ausência de todos os contaminantes (por exemplo, produtos de oxidação do óleo).

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA realiza o tratamento termo vácuo e análise físico químico do óleo mineral isolante.

Para entender um pouco melhor sobre a importância do tratamento termo vácuo ou filtragem de óleo isolante, vamos falar um pouco sobre a acidez ou como também conhecido como Índice de neutralização.

O índice de neutralização de um óleo é uma medida dos constituintes ou contaminantes ácidos do óleo.

Este valor aumenta como resultado da oxidação e é utilizado como um guia geral para determinação quando um óleo deve ser substituído ou regenerado, desde que limites de rejeição convenientes tenham sido estabelecidos e outros ensaios sejam utilizados para confirmação da resistividade e perdas dielétricas.

Quais são os parâmetros analisados na análise físico químico do óleo mineral isolante?

Dentre os parâmetros principais temos:

– Índice de neutralização / acidez – NBR-14248
– Densidade relativa 20/4 °C – NBR-7148
– Tensão interfacial a 25 °C – NBR-6234
– Teor de água – NBR-10710
– Rigidez dielétrica – NBR IEC 015
– Fator de potência a 100 °C – NBR-12133
– Cor – NBR-14483

Qual é a importância de analisar os gases dissolvidos no óleo mineral isolante?

A análise cromatográfica é o método atual mais adequado de análise de gases gerados no transformador, cujos resultados muito contribuem para detecção de possíveis falhas que estão ocorrendo ou que possam ocorrer no transformador sendo bem distinta da análise físico-química do óleo isolante.

Arco, corona e sobreaquecimento são tipos de falhas que podem ser detectadas pela análise cromatográfica antes que o problema possa se tornar mais crítico.

Existem valores limites que são adotados como referência, mas só sendo utilizados como parâmetro para diagnóstico devido a influência de vários fatores tais como:

– Concentração inicial dos gases;
– Compatibilidade da pintura interna como materiais isolantes;
– Tensão máxima do equipamento;
– Condições de serviço (sobrecarga);
– Sistema de preservação do óleo etc.

Mas por meio de um acompanhamento periódico, podemos analisar a evolução desses gases desde o início de seu funcionamento e diagnosticando a tempo uma futura falha que em muitas das vezes pode ser fatal a vida útil do transformador.

Dos métodos utilizados para a interpretação de falhas no transformador temos:

Método de diagnóstico pelo gás chave.

Este método baseia-se no fato de que quando há uma falha incipiente em evolução no transformador, a concentração dos gases associados ultrapassam os valores normais de degradação da isolação, dos estabelecidos em ensaios de laboratório.

Método de diagnóstico a partir das concentrações dos gases dissolvidos.

Este método analisa a formação de gases no óleo mineral isolante por meio das relações estipuladas na norma NBR 7274 e NBR 7070.

Quais são os parâmetros analisados na análise cromatográfica em óleo mineral isolante?

– Oxigênio – O2;
– Hidrogênio – H2;
– Nitrogênio – N2;
– Monóxido de carbono – CO;
– Dióxido de carbono – CO2;
– Metano – CH4;
– Etano – C2H6;
– Acetileno – C2H2;
– Etileno – C2H4;
– Total de gases combustíveis.

Conte com a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA somos especialistas em TRATAMENTO TERMO VÁCUO!

A INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA é referência quando o assunto é tratamento termo vácuo. Realizamos esse serviço técnico especializado com excelência, confiança e agilidade.

Temos máquinas termo vácuo novas e especiais que atendem todas as normas de segurança como também para garantir a realização dos serviços com total eficiência.

Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nossos serviços de engenharia elétrica com ênfase no sistema elétrico de potência, somos especialistas e nossa equipe técnica e comercial está de prontidão para elaborar o escopo técnico detalhado para a realização dos serviços de filtragem de óleo mineral isolante. entre em contato e saiba como contratar nossos serviços.

A INSP – THERM TRAFO TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA é uma empresa que realiza os serviços de análise de energia com profissionais habilitados e extremamente capacitados, com registro no CFT – BR e CREA-SP.

Os equipamentos utilizados são de altíssima tecnologia e a empresa emite relatórios técnicos, que permite ao cliente obter informações e diagnósticos precisos das instalações elétricas.

Além disso, seguimos todas as normas técnicas, proporcionando aos clientes mais segurança e eficiência.

Também realizamos a manutenção em cabine primária, inspeção termográfica, tratamento termo vácuo e muitos outros serviços. Entre em contato com a empresa agora mesmo e solicite um orçamento dos serviços da INSP – THERM TRAFO SERVICE, uma empresa especialista em engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica voltada para o sistema elétrico de potência.

Serviços de engenharia elétrica e Manutenção preventiva em cabine primária é com a INSP – THERM TRAFO SERVICE!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA possui know how para executar diversos serviços de engenharia elétrica em todo território nacional como:

Inspeção termográfica 

Análise termográfica

Manutenção preventiva em cabine primária

Manutenção corretiva em cabine primária

Ensaios elétricos em transformadores de potência

Manutenção em subestação de alta tensão

Laudo de SPDA aterramento e continuidade elétrica

Laudo técnico das instalações elétricas LI.E – NR – 10

Teste de tensão aplicada HIPOT em cabos elétricos de média tensão

Manutenção preventiva em banco de capacitores

Projeto e instalação de painel banco de capacitores automático

Análise da qualidade de energia elétrica

Análise de fatura de energia elétrica para gestão energética

Manutenção preventiva em geradores de energia

Calibração e aferição de relés de proteção

Estudo de proteção e Seletividade

Atendendo diversos clientes em todo território nacional, a INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA tem expertise comprovada através de acervo técnico para execução de diversos serviços de engenharia elétrica em diversas cidades do estado de São Paulo, temos uma filial em São José do Rio Preto onde atendemos diversos clientes no interior de São Paulo.

Será um enorme prazer atender sua solicitação de cotação, lembre-se que somos especialistas no assunto!

INSP – THERM TRAFO SERVICE ENGENHARIA ELÉTRICA, energizando parcerias em todo brasil.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Perguntas Frequentes